Matrículas 2024
Entendendo sobre a nossa escola e nosso projeto social e educacional
A Escola Comunitária Jardim do Cajueiro é fundamentada na Pedagogia Waldorf e é uma escola associativa, mantida por uma Associação Sem Fins Lucrativos, a ADEBEH (Ação pelo Desenvolvimento e Bem-Estar Humano).
Toda arrecadação é revertida em prol da comunidade escolar (crianças, professores, famílias e colaboradores) buscando atender as necessidades de todos.
O que é necessário compreender:
Nossa comunidade escolar é diversa, atendemos crianças e jovens em Vagas de Garantia (vagas gratuitas, 100% integral para famílias em vulnerabilidade social e econômica), Vagas de Famílias Contribuintes (baseado na Fraternidade Econômica que será explicado logo abaixo) e Vagas de Beneficiários (filhos/as de colaboradores).
Prezamos pela valorização do(a) professor(a) e estamos em processo de readequação de seus salários, assim como de todos os colaboradores de nossa escola, visando uma remuneração digna para todos.
Nossa política é de que os colaboradores recebam 100% de bolsa de estudo para suas crianças e jovens (independente da quantidade de filhos).
Apoiamos a contínua formação de professores, colaboradores e gestão.
Visamos facilitar o acesso aos materiais didáticos da pedagogia, à constante manutenção e melhoria da estrutura física da escola.
A família que ingressa na escola tem diversos papéis importantes: a) participação ativa junto às atividades propostas pelo(a) professor(a) da turma; b) participação nos eventos da escola; c) participação em comissões de trabalho que se identifique; d) as famílias contribuintes, por meio das contribuições (mensalidades), ajudam no suporte da sustentabilidade financeira da escola e permite que crianças e jovens com menos recursos também tenham acesso a essa escola e projeto social/educacional. Ou seja, as famílias contribuintes participam de forma direta na missão da escola na medida que na contribuição mensal parte do valor é revertido para pagamento das vagas de garantia.
Nos empenhamos a captar recursos para, junto às famílias contribuintes, sustentar a vida financeira de nossa escola e projeto. Os recursos captados entram em nosso orçamento anual como parte de nossa receita geral, apoiando as famílias contribuintes, para que a contribuição mensal (mensalidade) escolar tenha um valor adequado a maioria das famílias, ao mesmo tempo em que continua cumprindo a sua missão.
Através de outros projetos da Comissão de Captação de Recursos é possível adquirir verba para aquisição de terreno, construção de novas salas, entre outros. Isso também contribui diretamente para as famílias contribuintes, já que não precisam investir diretamente neste crescimento físico, já que estas despesas não entram em nosso Orçamento Anual.
A ADEBEH, mantenedora da escola é também a Associação que mantém e administra este e outros projetos.