1/10

Nossa missão é oferecer educação por meio da pedagogia Waldorf integrando a diversidade econômica, social e  cultural para um atuar consciente no mundo”

               Escola Comunitária Jardim do Cajueiro, fundamentada na pedagogia Waldorf, trabalha pelo desenvolvimento integral das crianças da comunidade da Península de Maraú, Bahia.

 

A Escola é um projeto sócio educacional, sem donos ou fins lucrativos. Ela depende da força dos profesores, pais, padrinhos e doadores para continuar funcionando.

 

O JdC  foi inaugurado em 2006  em uma casa emprestada, com duas salas de jardim de infância. Começou atendendo 24 crianças, a grande maioria provenientes de famílias de baixa renda.

 

Nos primeiros anos, foi mantida apenas por meio de doações de amigos. Ao longo dos anos vem trabalhando em busca de sustentabilidade econômica.

A

Atualmente, são atendidos 75 alunos em duas salas de jardim de infância e em cinco turmas do primeiro ao quinto ano, completando assim, o Ensino Fundamental 1.

 

A receita financeira da escola provém de crianças matriculadas pagantes, madrinhas e padrinhos, bem como doações pontuais, direcionadas para o fundo de bolsas que contempla 50% das vagas destinadas a bolsistas, prioritariamente, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade sócio econômica.

Quer fazer parte dessa rede? Doe aqui!

Uma história de

Tudo começou com um grande amor por Barra Grande e a convicção de que através da educação e da Pedagogia Waldorf poderíamos fazer uma diferença.

 

Oferecer às pessoas deste lugar a esperança da construção de uma vida melhor e de um futuro mais digno.

 

A vontade era grande e os recursos pouquíssimos, mas a semente germinou. Acalentada como um sonho, esta convicção ganhou o nome de Escola Comunitária Jardim do Cajueiro.

 

Com muita emoção, coragem e determinação, no dia 06 de março de 2006, recebíamos, numa casa emprestada, nossas primeiras 24 crianças, na faixa etária entre 3 a 6 anos de idade.

 

Amigos e simpatizantes deste sonho tornaram-se “padrinhos” de algumas crianças, ajuda que se tornou crescente e fundamental para a existência da Escola.

 

Desde o início, o Jardim do Cajueiro atende, prioritariamente, crianças provenientes de famílias de baixa renda e muitas com dificuldades psicossociais.

Em 2009, nossa escola foi reconhecida pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB), tornando-se federada.

Em 2011, com autorização da DIREC-06, o Primeiro Ano do Ensino Fundamental foi implantado e, desde então, a cada ano uma nova turma foi iniciada.

 

Até 2012, ocupamos quatro diferentes locações, até que, por meio de doações, foi iniciada a construção de nossa sede própria.

 

O terreno foi uma doação da Prefeitura de Maraú em reconhecimento a importância da Escola - Utilidade Pública Municipal de Maraú – Lei nº 027 de 20/06/2011.

       Rua Dra Lili, 58 Barra Grande, Bahia - Brasil          +55 73 3258 6396         secretariajardimdocajueiro@gmail.com